Câmara de Corumbataí sedia o 6º Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí

Ocorreu nas dependências da Câmara Municipal a 6ª reunião dedicada à defesa permanente do rio Corumbataí. Trata-se de um consórcio permanente do qual fazem parte os municípios que compõem a bacia desse importante rio do interior paulista, o principal afluente do rio Piracicaba. Presentes estavam autoridades dos municípios de Analândia, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes, além de representantes de entidades como o Comitê das Bacias dos Rios Piracaciba, Capivari e Jundiaí e UNESP/Rio Claro, membros da comunidade local e servidores públicos municipais.

Dando início aos trabalhos, o presidente Ivanildo Ventura de Siqueira deu as boas-vindas aos participantes. Em sua fala inaugural, Ivanildo destacou a grande importância do rio Corumbataí no cenário regional e louvou iniciativas que visem à sua preservação, como o fórum permanente, considerando que os municípios pelos quais ele passa retiram sua água para consumo da população e é do interesse de todos que se ele mantenha saudável.

Após a fala do senhor presidente, demais autoridades tiveram a oportunidade de explanar os trabalhos que vêm desenvolvendo em suas cidades em prol desse patrimônio comum. O vereador José Longatto, de Piracicaba, um dos idealizadores do fórum permanente, fez um retrospecto dos encontros anteriores e ratificou seu compromisso com a preservação do rio Corumbataí, rio cuja importância é capital para as cidades de Rio Claro e Piracicaba e que vem sofrendo um processo de degradação e assoreamento há bastante tempo.

Oportunamente, a bióloga Lucilene de Aquino e o engenheiro agrícola Felipe Eigenheer profereriam palestra em que expuseram os trabalhos que estão desenvolvendo na área ambiental no município de Corumbataí e que envolvem o rio homônimo.

Por fim, encerrando a reunião, o presidente Ivanildo reafirmou o compromisso do município na luta pela conservação do rio Corumbataí e lembrou aos presentes que ele é um bem comum, portanto responsabilidade de todos.

Estiveram presentes na 6.ª edição do fórum em Corumbataí: Laércio Oliveira da Silva, presidente do Conselho de Segurança do Município de Corumbataí; Mário José Galdini, presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente; os vereadores de Corumbataí: Isaura Salles Bortolin, Daniel Zaine Borgo, Amarildo Benedito de São José, Marcelo José Martins da Silva, Henrique Macedo Neto, Mauro Dgea e Vera Lúcia Altarugio; Leonardo Lucas, analista técnico do PCJ; Odimar Osvaldo Bertanha, técnico de apoio Agropecuário da Casa da Agricultura de Corumbataí; Stela Regina Lange, coordenadora da Coleta Seletiva e Meio Ambiente de Corumbataí; Willian Bento, vereador de Santa Gertrudes;  João Tendolini, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Analândia; cabo PM Ambiental, Gonçalves; capitão Marcos José Pereira PM Ambiental; José Nunes da Cruz, Projeto Nosso Canto; Thiago Penteado, médico veterinário, prefeitura de Corumbataí; João Batista Altarugio Filho, vice-prefeito de Corumbataí; Edna Anastácio Ferreira Mesquita, presidente do PSDB e jornalista; André de Andrade, Unesp-Rio Claro; Alexandre Carrile, presidente da Comissão de Meio Ambiente, da OAB; Vinicius Rocci, vereador de Charqueada e Leandro Santárbio, vereador de Analândia.

SERVIÇO - A próxima reunião do Fórum acontece em Rio Claro, no dia 29 de novembro.